25 de junho de 2020

Quais os motivos do seu benefício do INSS ser negado

Existem muitos motivos para que o benefício do INSS seja negado. Cada um apresenta características e regras próprias. E dessa forma, as razões da negativa podem mudar conforme a sua solicitação. O órgão tem sido cada vez mais exigente no momento de analisar os benefícios.

Devido a nossa experiência no assunto e a especialização em benefícios do INSS, separamos as principais razões de rejeição.

Falta ou problemas na documentação

Independentemente do benefício que o segurado esteja buscando, a documentação é uma parte crucial de qualquer solicitação junto ao INSS.

Muitos benefícios acabam sendo recusados pelo INSS por não terem tido os documentos necessários apresentados. Por isso, antes de realizar a solicitação, busque conhecer os requisitos do benefício e reúna toda a documentação exigida.

Dados incompletos no CNIS

O CNIS é o Extrato de Contribuições do segurado. Nesse documento, constam todas as informações relacionadas à vida laboral do trabalhador, como o nome das empresas em que atuou, período do vínculo, valores das contribuições, entre outros.
Por isso, caso algo esteja faltando ou não esteja corretamente registrado, será necessário comprová-lo.

Não passar pela perícia médica

Para solicitar algum dos benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez, é preciso realizar uma perícia médica. Ela também pode ser exigida para outros benefícios, como é o caso da aposentadoria do deficiente e da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), por exemplo.

Nessa perícia, o segurado será avaliado por um médico perito. Com base nessa avaliação e nos documentos médicos apresentados, o benefício poderá ou não ser concedido.

Quem devo procurar se meu benefício for negado

O recurso administrativo no INSS pode ser feito pelo próprio segurado.

Em caso de ação judicial, o ideal é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito previdenciário.

Esses profissionais podem trazer inúmeras vantagens, como economia de tempo e dinheiro, e ainda facilitar os caminhos até o tão sonhado benefício.
Agora você já sabe alguns motivos pelos quais o benefício do INSS pode ser negado. Entre em contato conosco e entenda como poderemos ajudar!